Tínhamos vários motivos para querer fazer uma viagem com Motorhome, inspirados deste a infância com os filmes da sessão da tarde, com férias recheadas de aventura, natureza e sabíamos já (alguns perrengues).
Para nós a impressão final foi ainda melhor, com certeza vamos querer repetir inúmeras vezes viagens neste padrão.
Se você nunca viajou, mas tem vontade. Segue dois pontos importantes para você pensar:
- É muito importante estar com a pessoa certa! Em uma viagem você já fica praticamente 24h ao lado da pessoa que escolheu para viajar, porém em uma viagem assim é 24h colado na pessoa. (no nosso caso era bem colado, pois optamos por um motorhome pequeno). Banheiro pequeno, cozinha pequena, geladeira pequena, cama pequena... Para nós isso não foi um problema, só uma certeza que temos uma ótimo parceria. Mas se você tem um pouco de dúvida do parceiro, melhor repensar (ou testar de uma vez) rsrsrsrs.
- Você tem que ser organizado e saber que terá compromissos todos os dias. Não tem como jogar tudo em um canto, como muitos fazem em quartos de hotéis, é necessário manter a ordem, a higiene e a organização geral do ambiente. Além da organização de água, propano, acompanhar o limite do esgoto e água de pia (pois você tem que esvaziar, sim você tem que esvaziar o esgoto do motorhome). Falaremos mais sobre esses procedimentos em outro post.
Nós escolhemos o motorhome da Cruise Canadá, o modelo C19. É um modelo compacto para no máximo 3 pessoas e ótimo para andar nas cidades também, pois podíamos estacionar na maioria das vagas.
C-19 Cruise Canada (Região de Banff)
Estacionados no centro de Victoria
Quando pegamos o Motorhome ele estava "relativamente" limpo, fomos apresentados para todas as suas funções e também para todos os procedimentos. Pegamos o kit cozinha (panelas, utensílios, etc). Optamos também pelo kit de roupa de cama (lençol, travesseiro, edredom e toalha de banho e rosto). Sendo bem sincera esse ponto me incomodou um pouco, eu havia levado nossas fronhas (sempre faço isso). Porém em uma próxima viagem vou levar lençol também. Não era sujo, porém estava um pouco "surrado", o que deu uma impressão um pouquinho ruim. Pensei em comprar, mas os preços em geral no Canadá não eram muito atrativos, então como estávamos com 2 cobertas da cia. aérea (não pode levar, mas Canadá era frio, então...) improvisamos e tudo deu certo no final, rsrsrs.
Antes de irmos para o nosso primeiro campground paramos no mercado, e além das primeiras compras de alimentos também compramos produtos de limpeza. Potinho para guardar os talheres, pano de prato, e mais algumas coisinhas. E logo que chegamos, enquanto o Tacio fazia as ligações de energia, água, esgoto e ia aprendendo um pouco mais sobre a estrutura geral eu aproveitei e fiz uma faxina geral no motorhome, lavei todos os utensílios de cozinha e passei um pano até no teto (não precisava tudo isso, mas como íamos ficar 15 dias, não custava deixar o ambiente ainda mais agradável).
Gavetas organizadas
guarda-roupa muito usado
geladeira (no fim da viagem)
Geladeira pequena não é um problema em viagens com neve.
Nossa cozinha
cama fica em cima do motorista
Em relação a alimentação, fazíamos praticamente todas no motorhome (café, almoço e jantar). Geralmente o almoço era algo rápido (comidas congeladas, sanduiches e etc) e a noite nos arriscávamos em cozinhar algo. O fogão tinha duas bocas, além do exaustor logo em cima, que facilitada a saída de fumaça (pois se fazia muita fumaça o alarme disparava). Além da economia que isso nos trouxe, tínhamos a praticidade de poder parar no momento que dava fome e comer.
Dica: Pense bem se for fazer frutos do mar (o cheiro não sai tão rápido). rsrsrsr
Pagamos 1 dólar canadense nessa sopa, que além de boa e super pratica de fazer.
Café da manha
Almoço no bosque
Jantarzinho (tínhamos pratos que podíamos lavar, porém compramos alguns de plástico, para os dias que não tínhamos ligação de água direta).
Ótimo almoço, porém cheiro de camarão por 3 dias! rsrsrs
Nós saíamos cedo e passávamos o dia na rua fazendo os passeios. Tentávamos sempre voltar antes do anoitecer para o campground, para dar tempo de tomar banho ainda de dia (optamos por usar os chuveiros do campground, falaremos mais sobre esses locais em outro post). A noite aproveitamos para descansar, organizar o roteiro do dia seguinte e aproveitávamos o tempo para jogar.
Baralho, jogo de tabuleiro o organizando o dia seguinte.
Nossa viagem era longa, foram 15 dias no motorhome e mais 8 noites em hotel. Temperatura baixa, isso é, malas grandes! Não pensamos na ligação malas e motorhome antes da viagem, somente quando estávamos lá. O C-19 não possui porta malas. Então nossas malas nos acompanharam durante todos os dias. Durante o dia deixávamos presas nos bancos da mesa e durante a noite colocávamos na porta. Não é algo que atrapalhou absurdamente, mas em uma próxima oportunidade vamos optar por malas moles, assim podemos tirar tudo (pois tem lugares para guardar as roupas) e também poderemos guardar as malas.
Última noite, tudo pronto para devolver a casinha.
Em breve faremos mais um post sobre os procedimentos do motorhome (as ligações de energia, água, esgoto e etc). Outro post sobre os campgrounds e também um geral do dia-a-dia de nossa viagem.
Quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco: contato@badakturismo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário