sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Gorjetas pelo mundo!

Vai viajar e não sabe como funciona a gorjeta?

   No Brasil é simples, chega a conta e os 10% já estão lá, mais isso muda em diversos países. Segue um "guia de gorjetas" de alguns países para você não fazer feio em sua viagem!



ESTADOS UNIDOS E CANADÁ: Nos dois países a pratica é parecida. Há cidades em que os funcionários podem ficar ofendidos caso não recebam a gorjeta (que não vem inclusa na conta). Geralmente calcula-se 15% do valor da conta. Em NYC a dica é dobrar o valor do imposto (8,25%) e aproximar para baixo. Táxis também recebem gorjeta!

PERU: Não é comum dar gorjeta, somente em restaurantes muito sofisticados (neste caso, 10%)

PORTUGAL: Também não esta na conta. Na hora do almoço as pessoas geralmente não dão gorjetas. Somente nos jantares e final de semana (entre 5 e 10%)

FRANÇA: Na França, geralmente a conta chega com uma taxa de 15% com as informações de "service compris" (serviço incluído), definida por lei!

ITÁLIA: Não estão na conta, mas são esperadas. Pode ser 10% ou pelo menos o troco do valor pago.

ARGENTINA: Não é obrigatória, mas é comum deixar 10%! 

CHILE: Em geral deixa-se 10% em bares e restaurantes.

CHINA: O costume local é não dar gorjeta, porem pelo grande número de estrangeiros a pratica esta começando a ser usada (não há regra de valor)

ESPANHA: Não já regra fixa, os espanhóis costumam deixar o troco ou no máximo 5 euros quando realmente gostam do serviço.

URUGUAI: É voluntário, geralmente 10% em restaurantes.

Gorjeta em Inglês: TIP
Gorjeta em Espanhol: Propina


Nenhum comentário:

Postar um comentário