quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Revisão do carro antes da viagem de férias!

   As festas de final de ano e a temporada de férias estão chegando. Se a idéia é viajar com toda a família, o primeiro passo é levar o carro para uma revisão de rotina. Antes de sair na estrada, é preciso avaliar as condições do veículo e certificar-se que ele está em bom estado. Manutenção é sempre sinônimo de economia, uma vez que a prevenção evita incidentes e dissabores durante a viagem: além de prevenir acidentes, a revisão do carro também evita multas de trânsito.


   O gerente de pós-vendas da concessionária Qualità, José Hercílio Debusto, explica que, antes de viajar, o estado geral do carro deve ser totalmente avaliado, inclusive pneus, freios, nível e prazo de validade do óleo, nível de água do radiador (sistema de arrefecimento) e sistema elétrico. “Estes são os itens mínimos que devem ser verificados”, diz. Assim como no período de férias escolares no mês de julho, nesta época do ano a procura por check-up dobra. A revisão completa normalmente leva um dia e o preço varia de acordo com as peças que são trocadas.
   A orientação da concessionária é de que sejam feitas revisões periódicas nos veículos, mas isto não certifica que todos os carros estejam em condições de viajar depois de ter passado por preventiva há alguns meses. “Mesmo estando dentro do prazo, nós checamos o carro todo para o cliente viajar com segurança”, explica Carlos Alberto Furlan, gerente de pós-vendas da concessionária APJ. Ainda que o cliente solicite somente a verificação de alguns itens mais comuns (como nível de óleo e freios), a concessionária utiliza um check-list e analisa 20 itens do carro. Segundo Furlan, esta é uma medida de segurança para o proprietário que recebe a revisão completa e não corre riscos durante a viagem. No período de férias existe um aumento de 30% na procura pelo serviço. Os valores variam de acordo com a necessidade de troca das peças. Em geral, a revisão fica em torno de R$ 250 e R$ 300.
Debusto conta que os proprietários de veículos novos se preocupam mais com a manutenção e fazem todas as revisões periódicas da garantia, enquanto que os donos de carros mais velhos são menos rigorosos. Na verdade, deveria ser o oposto: mais revisões em carros com maior desgaste. “Os motoristas dão uma atenção mais eficiente quando vão sair para viajar, mas abandonam as revisões”, aponta.

   Lucidalva Cachone Bertolucci Kian, secretária do Centro Automotivo Kian, informa que a procura por manutenção preventiva também dobra no período de férias, apesar de ser maior o número de proprietários que procuram a oficina depois que os veículos apresentam algum tipo de problema. Lucidalva explica que a revisão deve ser feita, no máximo, a cada 50 mil quilômetros rodados, mas os proprietários não procedem desta forma: “As pessoas não têm medo e não fazem prevenção. Hoje [terça-feira] tenho aqui um carro que rodou 100 mil quilômetros”. O serviço de revisão da empresa é focado na manutenção da correia dentada, das velas, buzina e lâmpadas em geral. Os problemas mais comuns identificados pelo centro automotivo têm relação com velas, correia e filtro de combustível. A troca dos três itens custa cerca de R$ 200.

TranstornosO gerente de pós-vendas da concessionária Qualità, José Hercílio Debusto, salienta que, durante a viagem, a falha em algum dos itens checados na manutenção preventiva pode causar transtornos ao motorista: “Quem não faz a revisão, pode ficar parado na estrada e até ser rebocado, ou ainda ser multado por falta de equipamento de uso obrigatório e más condições de pneus e lâmpadas”.
   A secretária do Centro Kian, Lucidalva Cachone Kian, explica que um item muito visado pelos policiais de trânsito — e que os motoristas nem sempre se lembram de verificar — é a lâmpada que fica sobre a placa de identificação do veículo. “Por isso é importante passar pela revisão”, alerta.
Carlos Alberto Furlan, da APJ, aponta que os problemas ocasionados pela falta de manutenção preventiva saem bem mais caros para o bolso do consumidor, a começar pelo pagamento do guincho. Sem a revisão, o veículo corre o risco de perder os freios ou provocar um acidente por falta de sinalização. Além disso, a simples falta de óleo no motor e água no radiador podem danificar o motor e comprometer outras peças.
Os proprietários de automóveis devem avaliar também as condições das palhetas de borrachas do limpador de pará-brisa, amortecedores, escapamento, embreagem e itens de segurança — como extintor de incêndio, buzina e cinto de segurança.


Fonte: Site Uol

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